25/09/2017

Vereadora pede melhorias no transporte coletivo e conscientização no trânsito.

Vereadora pede melhorias no transporte coletivo e conscientização no trânsito....

Na sessão desta segunda-feira, 25, a Vereadora Claudete Gaio Conte (PDT) utilizou a tribuna para falar sobre a necessidade de modificações urgentes na mobilidade urbana de Flores da Cunha. A vereadora reportou-se ao índice do Denatran que aponta que a frota de veículos aumentou 73% na última década, desde então pouco o quase nada foi feito para amenizar a demanda. Claudete acredita que o Poder Público deve pensar em alternativas para desafogar o transito nas áreas centrais. A edil sugeriu em forma de indicação a implantação de mão única nas ruas Frei Eugênio e Borges de Medeiros, sendo esta uma das alternativas para facilitar a movimentação, além de aumentar as vagas para estacionamento, uma vez que assim poderá ser implantado o estacionamento oblíquo nestas vias, nos locais de maior necessidade. A vereadora indicou também a reprogramação do sistema dos semáforos das áreas centrais do município para que elas trabalhem em sincronia, para que o trânsito tenha um fluxo melhor.

A edil indicou também um projeto de conscientização no trânsito, o Maio Amarelo, que tem como objetivo levar através de material impresso e palestras, a campanha a todas as regiões da cidade conscientizando os cidadãos florenses, incluindo crianças e adolescentes, a fim de contribuir para sua formação de plena cidadania e com a busca permanente de um trânsito sem acidentes e mais seguro. Os trabalhos de conscientização poderão ser realizados nas praças e parques do Município. As principais abordagens tratam de instruir os pedestres sobre a forma adequada de atravessarem a faixa de pedestre, não fazer a travessia falando ao celular, não brincarem na pista, terem os devidos cuidados para o embarque/desembarque dos veículos e usarem o cinto de segurança.

As orientações também poderão ser direcionadas aos motociclistas para que os mesmos usem equipamentos de segurança, não circule entre dois veículos, respeite os limites de velocidade e caso bebam, não dirijam.  Para os motoristas o uso de cinto de segurança e não falar ao celular quando estiver dirigindo são orientações que fazem parte da campanha de conscientização. O programa Educação para Trânsito pode atuar com outras importantes atividades desenvolvidas e implementadas junto às escolas municipais com palestras, oficinas, teatro, cinema e participação em reuniões de pais de alunos, além de campanhas realizadas nas ruas da cidade. “Penso que agora, com o projeto de implantação de lombo-faixas para substituir as lombadas eletrônicas, devemos também promover uma ação educativa para que os motoristas respeitem os pedestres que irão atravessar estas faixas, pois ainda existem motoristas que não respeitam faixas de pedestres. São ações simples, mas de extrema importância”, enfatiza Claudete.

A vereadora abordou também a necessidade urgente de melhorias no transporte público. Para a edil o serviço prestado é precário e deficiente, principalmente para quem não tem carro e precisa deste meio de transporte. Ainda para a vereadora, se o Poder Público investisse neste serviço a comunidade usaria mais e consequentemente incentivaria a preservação ambiental.

A edil informou que estará encaminhando uma moção de congratulações às Vinícolas Giacomin e Luiz Argenta por terem suas bebidas selecionadas integrando o seleto grupo de amostras entre as 16 mais representativas da safra durante a Avaliação Nacional de Vinhos 2017, extensiva a jornalista e sommelier Andréia Debon pela conquista do troféu Vitis Amigo do Vinho Brasileiro ocorrida na mesma oportunidade, último sábado dia 23 de setembro.

Foram uma amostra de Petit Syrah da Luiz Argenta Vinhos Finos e uma de Cabernet Franc da Giacomin Indústria de Bebidas (Vinhos Hortência) selecionadas para integrar o grupo de 16 amostras que representam a vindima deste ano, escolhidas entre 327 amostras inscritas por 59 vinícolas de seis Estados (Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo).  “Parabenizo o trabalho das Vinícolas Giacomin e Luiz Argenta que vem aperfeiçoando suas técnicas para produção de vinhos de qualidade em reconhecimento nacional, levando o nome de Flores da Cunha para todo o Brasil, não só como o maior produtor de vinhos, mas também como produtor dos melhores vinhos. Também parabenizamos a jornalista e sommelier Andréia Debon editora da revista Bom Vivant, pelo importante trabalho que executa na divulgação do mundo do vinho”.

Para finalizar, a vereadora prestou homenagem ao ex-vereador florense Ivo João Sonda, ex-prefeito de Nova Pádua que faleceu dia 23 de setembro, aos 84 anos.