10/09/2018

Vereadora presta homenagem a Cabanha São Roque.

Vereadora presta homenagem a Cabanha São Roque....

Na sessão desta segunda-feira, 10 de setembro, a Vereadora Claudete Gaio Conte (PDT) utilizou a tribuna para homenagear, através da Moção nº 019/2018, de Congratulações, o Senhor Luis Marcelo Gasparetto, da Cabanha São Roque, pela conquista dos prêmios Campeã Borrega Maior da raça Ile de France e Terceira Melhor Fêmea entre todas as raças de ovinos da Expointer 2018.

Conheça a Cabanha São Roque

A Cabanha São Roque foi registrada no ano de 2004 pelo Senhor Luis Marcelo Gasparetto e iniciou suas atividades com seis fêmeas e 1 macho da raça Ile de France, adquiridos na Cidade de Lagoa Vermelha na Cabanha Santa Terezinha. A partir do ano de 2007 a Cabanha começou a expor seus animais em feiras e eventos obtendo a sua primeira premiação no ano de 2009. Desde então a cabanha já conquistou 10 prêmios em diversas categorias.

Reservada de Grande Campeão 2010 Expointer
Reservada de Grande Campeão 2011 Expointer
Melhor Trio de Fêmeas 2011 Expointer
Grande Campeão Nacional Macho da Raça Ile France 2012,em São Sepé
Grande Campeão Macho 2016 Expointer

Terceira melhor fêmea 2018 Expointer

Terceira Melhor Borrega 2018 Expointer
Quarta Melhor Borrega 2018 Expointer
Campeã Borrega Maior Raça Ile de France 2018 Expointer

Muitos foram os prêmios conquistados em diversas categorias do gênero, mas foi na cidade de São Sepé - RS, que ele recebeu o prêmio Nacional 2012 de melhor exemplar da raça Ile de France, contribuindo para o reconhecimento nacional e internacional de sua propriedade. Os animais da Cabanha se destinam também à venda para criadores que buscam animais com melhoramento genético, já que a criação é feita com pastejo rotacionado de campo nativo, pastagem melhorada, e suplementação de ração balanceada. Hoje a Cabanha conta com 160 animais, todos registrados com várias linhagens diferentes de sangue.
       Gasparetto, sempre buscando inovar na sua produção, já utiliza a inseminação artificial laparoscópica, uma técnica mais refinada, com sêmen vindo da França, realizada apenas por veterinário treinados. Essa técnica garante melhorias grandiosas para os ovinos, e a Cabanha São Roque foi uma das percursoras dessa técnica no sul do país. A Cabanha São Roque é um ótimo exemplo no melhoramento genético de ovinos da raça Ile de France e o proprietário Luis Marcelo Gasparetto se destaca por proporcionar aos seus filhos um ambiente promissor, onde podem continuar trabalhando, promovendo assim a permanência da família no meio rural.
       Embora todo o trabalho de melhoramento genético e os esforços para poder expor animais de qualidade destacada em feiras renomadas levando o nome de Flores da Cunha por onde passa, a cabanha São Roque não recebe nenhum incentivo do poder público, mesmo o Senhor Luis Gasparetto dizendo que se contenta com a manutenção e colocação de brita no acesso a cabanha, pois em dias chuvosos fica difícil adentrar na propriedade.