06/11/2017

Vereadora presta homenagem aos idealizadores do projeto Estante de Livros - Odisseia do Conhecimento....

Na sessão desta segunda-feira, 06, a Vereadora Claudete Gaio Conte (PDT), prestou uma homenagem aos idealizadores do projeto do Projeto Estante de Livros Odisseia do Conhecimento, Maico Ferraz de Lima, Carlos Eduardo Heberle, Casper Veadrigo Borges, Elias Carpeggiani, Franco Giacomelli Ferrão, Jonatas Costa, André Costa e Rodrigo Boscato, além de seus voluntários. Claudete, que também é professora voluntário da projeto, falou sobre a importância da solidariedade ao citar as qualidades do projeto Odisseia do Conhecimento, que consiste em incentivar a comunidade escolar, ou seja alunos, professores, funcionários e pais, o hábito da leitura e a busca do conhecimento. Este projeto disponibiliza uma estante de livros nas escolas, com os mais variados títulos e temas, todas as pessoas tem acesso as estantes, pode retirar livros e também doar novos.

Histórico do Projeto:

O projeto surgiu em 2015 através de um grupo de amigos que se reuniam para ler, estes escolhiam um título por mês, após e ocorria um debate sobre o que tinham lido tentando absorver pontos de vista diferentes, discutindo e crescendo juntos, criando assim uma visão mais ampla sobre cada livro lido. Desta forma percebendo que a literatura estava mudando suas vidas, surgiu a ideia de proporcionar isto para outras pessoas, mas para isto eram necessários livros, e uma vitrine para expô-los.  A vontade de disseminar conhecimento através de literatura aliada ao desenvolvimento da filantropia, desejo de todos do grupo, fez com que nascesse o projeto.

Na escola Interativa o trabalho tomou forma, lá foi instalada a primeira estante de livros, e posteriormente o trabalho se expandiu, logo abrangeu a escola São Rafael e Frei Caneca, após isso os administradores encararam o desafio de levar a estante para todas as instituições escolares a partir do 6º ano.

No inicio o projeto se chamava Estante de Livros Master Mind, em alusão ao livro A lei do triunfo  de Napoleon Hill, porém devido a existência de uma marca com este nome, pertencente a fundação Napoleon Hill, o nome precisou ser trocado, passando a se chamar Odisséia do Conhecimento. A palavra Odisseia significa uma viagem cheia de aventuras, nada mais oportuno, pois a leitura nos proporciona uma viagem e muitas aventuras pelo mundo do conhecimento.

Percebendo a necessidade de envolver os alunos e expandir a ideia do projeto, foi criado o cargo de guardião, e hoje nas 16 escolas contempladas são 70 alunos (guardiões) que ajudam na manutenção das estantes, controlando através de planilhas os livros que são retirados e também novas doações. Além dos guardiões existem 11 voluntários, entre eles 3 professores e uma diretora, os voluntários ajudam na administração do projeto.

Desde o início houve apoio da comunidade, através da doações de livros e financeiras. Entidades, empresas e pessoas físicas engajadas ao projeto querendo ajudar. O projeto já recebeu mais de 2000 livros. Com os recursos financeiros foi possível a compra das estantes e a confecção do material de mídia.

Atualmente 100% das escolas de Flores da Cunha e Nova Pádua são contempladas, num total de 16 escolas e 1460 alunos. Segundo as planilhas de controle de entrada e saída de livros, no momento 1200 livros foram retirados.

Locais onde estão instaladas as instantes de livros:

Escola M. E. F. 1º de Maio

Escola E. E. F. Antonio de Souza Neto

Escola E. E. F. Antonio Soldatelli

Escola M. E. F. Benjamin Constant

Escola M. E. F. Francisco Zilli

Escola M. E. F. Leonel Brizola

Escola E. E. F Pedro Cecconello

Escola M. E. F. Rio Branco

Escola M. E. F. São José

Escola M. E. F. Tancredo Neves

Escola E. E. F. Prof. Targa

Escola M. E. F. Tiradentes

Escola E. E. M. Luiz Gelain em Nova Pádua.

O trabalho do grupo dentro das escolas, não se trata somente da disponibilização de livros e das estantes, em cada estante instalada acontece um grande evento. Os administradores do projeto palestram sobre suas experiências com a leitura, falam de suas conquistas, da importância de compartilhar os livros incentivando estes jovens a terem pensamento coletivo, de partilha, de respeito ao próximo e as diferenças e principalmente sobre aprendizagem e que conhecimento pode transformar pessoas e consequentemente a sociedade em que elas estão inseridas.

O projeto recebe doações, tanto de livros quanto financeiras, informações poderão ser obtidas no blog e na fanpage no facebook. Doações de livros podem ser feitas nos pontos de coleta:

-Escritório JFM

-Master Escola de Musica

-College english school

-Sharma Yoga

-Em Caxias na FSG e Ftec faculdades.