Ir para conteúdo principal
Logotipo Print Câmara de Flores da Cunha
Conteúdo Principal
02/05/2017

Vereadora presta homenagem pelos 30 anos do CTG Galpão Serrano

Vereadora presta homenagem pelos 30 anos do CTG Galpão Serrano...

COMPARTILHAR

    Na sessão desta terça-feira, 02 de maio, a vereadora Claudete Gaio Conte (PDT), iniciou seu pronunciamento citando obras de Glaucus Saraiva e Hélio Rocha, a fim de prestar homenagem pelos 30 anos do CTG Galpão Serrano. Na oportunidade, a vereadora trouxe um pouco da história, da cultura e as tradições do folclore gaúcho em Flores da Cunha, que vem sendo cultuado pelos integrantes do Centro de Tradições Gaúchas Galpão Serrano de forma autêntica. “Reconhecer este belo trabalho através de uma Moção de Congratulações é o mínimo que esta casa pode fazer para exaltar esta tarefa tão bela que se estende a 3 décadas”, enfatiza a vereadora. A edil também trouxe alguns depoimentos de ex-prefeitos, ex-vereadores, fundadores e familiares dos fundadores da entidade.

     A vereadora parabenizou a todos os trabalhadores pela passagem do dia 1º de maio, ao pronunciar-se sobre a conquista dos direitos trabalhistas, como a carteira de trabalho e o fundo de garantia por tempo de serviço, bem como a criação da Justiça do Trabalho. A edil também falou sobre as manifestações em relação à Reforma da Previdência, que prevê a retirada de direitos, que precarizam as relações de trabalho no país.

     Para Claudete, a Reforma da Previdência, terá impacto na vida de milhões de brasileiros, uma vez que será concebida de forma unilateral, sem o necessário diálogo com os segmentos sociais interessados. E Também, está ocorrendo em um contexto de falta de legitimidade e de instabilidade política, agravado ainda mais com a determinação pelo Supremo Tribunal Federal de investigação de ministros de estado, senadores e deputados federais, os mesmos que decidirão sobre a aprovação da reforma ou não. A vereadora finalizou destacando que os congressistas deveriam ser assalariados somente durante os mandato, obedecendo o regime do INSS, sem benefícios particulares e aumento de salários.

 

Conheça a história do CTG Galpão Serrano e veja os depoimentos em homenagem aos 30 anos da entidade:

 

    O Centro de Tradições Gaúchas Galpão Serrano foi fundado em 24/04/1987, é filiado à 25ª Região Tradicionalista e ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), entidades as quais o CTG respeita a Carta de Princípios, código de ética Tradicionalista, Regulamento Campeiro, Regulamento Artístico, e Diretrizes para a Pilcha Gaúcha. Um pouco antes da Fundação do CTG, os amigos Jaime Sgarioni, Doralino Scarmin, Hugo Pazetto e Sabino Costa começamos a realizar a Ronda Crioula na Praça da Bandeira, onde se fazia acampamentos, jantares campeiros e bailes, ali se iniciou esse culto ao tradicionalismo gaúcho, posteriormente outras pessoas começaram a se integrar, e em 1987 o CTG Galpão Serrano foi fundado.

     Teve como fundadores:  Henrique Maurina, Heleno José Oliboni, Homero Zorgi, Jaime José Sgarioni, Jackson Luiz de Souza e Vilmar Salvador que a 30 anos plantaram a semente,  desde então a entidade só cresceu e se fortaleceu e hoje promove muitas atividades e eventos de extrema importância para a cidade, como a organização da Maior Festa Popular de Flores da Cunha, acontecida na semana passada o 14º Rodeio Crioulo Nacional ( que este ano fez uma belíssima homenagem a dois de seus fundadores falecidos a pouco tempo: Vilmar Salvador e Heleno José Oliboni).

     Muitas outras atividades são realizadas pelo CTG, como invernadas artísticas mirim, juvenil e adulta, com a participação de crianças e adolescentes do nosso município, realização de fandangos na sede da entidade, bem como jantares sempre contando com a participação dos florenses e das comunidades próximas. Possui Departamento Campeiro que participa nos eventos regionais e estaduais, divulgando nossa cidade e nosso Rodeio Crioulo Nacional, realiza torneios de laço e contribui na organização da semana Farroupilha em Flores da Cunha.

     O Departamento de Cavalgadas, conta com 34 sócios, que participam e organizam cavalgadas em nosso município e região. Na Semana Farroupilha, nossos cavalarianos revigoram o comprometimento gaúcho carregando com orgulho a Chama Crioula. O Departamento Artístico e Cultural, juntamente com o Folclorista Paixão Cortes, nas edições anteriores do Rodeio, lançou os Livros: Festa Rurais; Mais um Toque e Outras Marcas dos Antigamente; Ronda Crioula e Chama Crioula; 100 Temas de Nossos Bailares; livros estes que foram doados gratuitamente para muitas entidades tradicionalistas.

     O CTG Galpão Serrano, com o apoio cultural e juntamente com Paixão Cortes, lançou em 2009 o impresso O Laçador, Um Pealo na sua História. Momento no qual homenagearam o Florense Doly Ciochetta Rodrigues, pessoa que trouxe a estátua O Laçador de São Paulo à Porto Alegre. O impresso foi doado juntamente com outros livros para mais de 70 piquetes de laçadores, 50 entidades que estiveram em nosso evento maior e 21 escolas municipais e estaduais de Flores da Cunha. Em sua sede Social o CTG já ofereceu cursos de danças inéditas, oficina de música gauchesca, palestras e exposições.  Também realiza curso de danças para a população Florense, incentivando a aprendizagem da dança gaúcha gratuitamente.

 

 

Depoimentos:

 

Na época da fundação do CTG eram muito poucos os Tradicionalistas, meu pai Heleno e os demais fundadores plantaram a semente, que foi regada ao longo dos 30 anos da entidade por todos os associados e hoje a sociedade colhe grandes frutos.”

                                                                                   Adriana Oliboni, filha do fundador, ex-prefeito, Heleno José Oliboni

 

“Começamos fazendo a Ronda Crioula na praça da Bandeira, e depois com mais pessoas envolvidas decidimos Fundar o CTG. As primeiras reuniões e jantares foram feitos nos Pavilhões da Vindima, fazíamos jantas pra arrecadar dinheiro, e esse caixa servia pra ajudar as prendas e peões mais humildes a comprarem pilchas, botas e sapatilhas, também usávamos o caixinha pra fazer viagens quando participávamos de invernadas artísticas.  Hoje o CTG Galpão Serrano promove grandes eventos.”

                                                                                                                                                   Fundador, Jaime Sgarioni.

 

 

Grupo de pessoas honradas e comprometidas com o tradicionalismo. Mais que isso, pessoas que cultivam a história de um povo, preocupadas em manter viva a tradição de um povo lutador que superou dificuldades imensas com bravura e esperança. O Galpão Serrano com a mesma coragem e esperança fez com que um sonho desprezado por muitos   encontrasse na alma do prefeito Heleno Oliboni a concretização desse sonho e que de forma conjunta resultou na construção do parque de rodeios em Flores da Cunha. O sucesso do rodeio mostra que a luta, a fé e a esperança são virtudes de pessoas de bem, que trabalham para o bem, que se envolvem com o bem e que ajudam a construir uma sociedade mais justa, mais consciente, mais unida, mais irmã. Tenho em mim o orgulho de ter acompanhado toda essa história de lutas e conquistas. Parabéns!”

                                                                                                          Ex-vice-prefeito e ex-vereador: Ney Carlos Manosso

 

 

 

Trinta anos construindo um espaço onde as tradições são (re)inventadas e pensadas para que a cultura gaúcha e suas expressões estejam alicerçadas nas tradições, em conhecimentos obtidos pela convivência em grupo, unidos por símbolos, práticas, crenças e rituais, perpassando para as gerações a marca do BOM Gaúcho que cultiva as tradições, sobrevivendo as mudanças próprias de cada época e circunstâncias vividas pelo nosso povo e nossa gente, esse é o grande legado do CTG Galpão Serrano.                 

Aos que plantaram a semente e deram vida ao CTG Galpão Serrano, àqueles que continuam a semear e cultivar a nossa Tradição Gaúcha, na entidade, rogamos ao Patrão de todas as Querências que mantenha aberta as porteiras do Galpão e que lá brote a harmonia, a virtude e os laços de cordial fraternidade. Um abraço a todos que se dedicaram e se dedicam à causa tradicionalista, nestes 30 anos de existência.”

                                                                                            Ex-vice-Prefeito e ex-vereador Jorge Luis Rizzon de Godoy

 

 

 

 

Citações utilizadas pela vereador Claudete Gaio Conte:

 

"Tradição é tudo que reúne em seu bojo a história política, cultural, social e demais ciências e artes nativas, que nos caracterizam e definem como região e povo. Não é o passado, fixação e psicose dos saudosistas. É o presente como fruto sazonado de sementes escolhidas. É o futuro, como árvore frondosa que seguirá dando frutos e sombra amiga às gerações do porvir. "

                                                                                                                                                                 Glaucus Saraiva

 

 

 "Tradição não é simplesmente o passado.

 O passado é o marco. A Tradição é a continuidade.

 O passado é o acontecimento que fica. A Tradição é o fermento que prossegue.

O passado é a paisagem que passa. A Tradição é a corrente que continua.

O passado é a mera estratificação dos fatos históricos já realizados. A Tradição é a dinamização das condições propulsoras de novos fatos.

O passado é estéril, intransmissível. A Tradição é essencialmente fecundadora e energética.

O passado é a flor e o fruto que findaram. A tradição é a semente que perpetua.

O passado é o começo, as raízes. A Tradição é a seiva circulante, o prosseguimento.

O passado explica o ponto de partida de uma comunidade histórica. A tradição condiciona o seu ponto de chegada.

O passado é a fotografia dos acontecimentos. A tradição é a cinematografia dos mesmos.

Enfim: Tradição é tudo aquilo que do passado não morreu."

                                                                                                                         Hélio Rocha, citado por Gluacus Saraiva

Fonte: Assessoria de Comunicação



Conteúdo Rodapé