26/11/2019

Vereadora pretende incluir a Fibromialgia entre os atendimentos prioritários.

Vereadora pretende incluir a Fibromialgia entre os atendimentos prioritários....

Na sessão desta segunda-feira, 25 de novembro, a Vereadora Claudete Gaio Conte (PDT), usou a tribuna para defender sua moção de congratulações à Associação dos Idosos de Flores da Cunha (Adiflores), que realizou a troca de sua gestão. “A Adiflores sem dúvidas nenhuma tem contribuído e muito com a melhoria da qualidade de vida de nossa população, pois apoiando os idosos, cuidando de seu bem-estar, atingem a todas as famílias nas quais estão inseridos e, consequentemente, a nossa sociedade”, destaca Claudete.

A vereadora apresentou o conteúdo de seu projeto que pretende incluir os portadores de Fibromialgia entre os atendimentos prioritários. A fibromialgia, até então pouco conhecida é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Para a edil, é importante oferecer melhores condições de acessibilidade a essas pessoas que sofrem frequentemente com os sintomas dessa síndrome e que, para a maioria delas, em tempos de crise aguda não conseguem nem mesmo caminhar para buscar serviços essenciais como saúde, órgãos públicos, comércio e instituições financeiras por exemplo. “Essa é uma síndrome que pode parecer invisível, mas quem sente dor quase 24 horas por dia tem pressa”, ressalta a vereadora.

Conheça a Adiflores:

A Adiflores, é uma entidade representativa que tem como objetivo fim, amparo e apoio aos idosos, fundada em 29/11/2013, sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, amparada principalmente pela Lei Federal 10.471 de 01/10/2003 (Estatuto do Idoso). Tem como atual diretoria, o presidente José Pelizzer, vice-presidente, José Signorini Pinto; Secretários: Paulo Pelizzaro e Carmela Pelizzer; Tesoureiro: Eduardo Bolzan e Conselho Fiscal: Romeu Polita e Elisa Marcon Pinto. Para 2020, a nova gestão será composta pela presidente, Carmen Oliboni, vice-presidente, Maria Inês Sogari; Secretários: José Otoni Signorini e Neusa Sandi; Tesoureiros: Olinto Dall’ Agnol e Elisa Marcon Pinto e Conselho Fiscal: Lídia Bisinella, Idalina Mascarello, Hermes Oliboni, Lourdes Lazzari e Julce Santos Quadri.

A entidade trabalha com projetos e atividades para idosos, tais como ginástica e pilates, palestras, passeios turísticos, tardes dançantes e culturais, assistência jurídica e assistência psicológica. Desde sua fundação o projeto já trabalhou com 39 turmas de pilates, totalizando 4.258 atendimentos; 21 turmas de ginástica, com 5.326 atendimentos; 591 atendimentos psicológicos; 12 palestras com mais de 600 participantes; assistência jurídica com mais de 1.091 atendimentos e 209 processos em andamento, além de reuniões dançantes que ocorrem quinzenal e mensalmente. A entidade também possui um coral, que já realizou 12 apresentações. O projeto também atua com parcerias, em atendimento com profissionais de fisioterapia, além de convênios com mais de 30 estabelecimentos. A Adiflores trabalha com atividades beneficentes.