24/09/2018

Vereadora reforça importância do projeto - Certificado Bairro Consciente.

Vereadora reforça importância do projeto - Certificado Bairro Consciente. ...

Na sessão desta segunda-feira, 24 de setembro, a Vereadora Claudete Gaio Conte (PDT) utilizou a tribuna para reforçar a importância de seu Projeto de Decreto Legislativo nº003/2018, que pretende instituir o Certificado Bairro Consciente. O projeto, objetiva incentivar os moradores a cuidarem da limpeza e organização dos bairros, uma vez que esta não é somente uma obrigação do poder público. Ainda para a vereadora, este projeto servirá como incentivo ao cuidado com o meio ambiente, através da separação do lixo entre seletivo e orgânico, a manutenção da limpeza nas ruas, evitando entupimento de bueiros e a poluição de arroios.

Como funciona o projeto:

O Certificado será concedido pela Câmara de Vereadores de Flores da Cunha anualmente, a partir de 2020, no mês de junho, no período da comemoração do dia do meio ambiente.

As entidades representativas dos bairros deverão se inscrever até dia 30 de setembro, sendo que o período para avaliação da comissão julgadora será de primeiro de outubro do mesmo ano até 15 de abril do ano subsequente e no mês de maio a comissão julgadora escolherá o vencedor.

Dentro do período de avaliação estabelecido, a comissão julgadora deverá realizar duas visitas a cada bairro.

O Certificado será entregue anualmente a um representante da entidade representativa do bairro mais limpo e organizado do Município, que melhor atender aos seguintes quesitos:

I- Limpeza das ruas e calçadas do bairro;

II- separação entre lixo orgânico e seletivo;

III- limpeza de terrenos baldios, evitando acúmulo de lixo, grama e mato aparados e construção do passeio público;

IV- jardins conservados e poda de árvores.

A escolha do bairro homenageado será realizada por uma comissão julgadora designada para tal, composta por 5 (cinco) membros escolhidos pela Comissão de Educação, Saúde, Agricultura, Serviços Públicos e Direitos Humanos da Câmara de Vereadores.