24/09/2019

Vereadora solicita pavimentação do pátio da capela de Santa Juliana e repasse de verbas para o Fundo Municipal da Idoso....

A Vereadora Claudete Gaio Conte (PDT) usou a tribuna na noite desta segunda-feira, 23, para defender suas emendas ao projeto que estabelece o exercício financeiro de 2020 (LDO 2020). A Emenda Aditiva nº 01 dispõe sobre valores para pavimentação do pátio da Capela Santa Juliana/Mato Perso (R$40 mil). A Emenda Substitutiva nº 01 acresce valores ao Fundo Municipal do Idoso, visando assegurar projetos, programas e atividades para os idosos do município (R$30 mil). “Conto com a sensibilidade dos colegas Vereadores, considerando que são emendas que destinam valores de pequena monta, mas que podem fazer muita diferença”, destaca a vereadora.

A vereadora informou que solicitou a retirada de seu Projeto de Lei Nº 039/2019, que dispunha sobre as normas de trânsito para estacionamento de veículos pesados no perímetro urbano do município. A retirada deste projeto foi motivada devido ao parecer contrário emitido pelo IGAM à tramitação do projeto, pelo entendimento de que compete ao Executivo esse tipo de matéria. Diante desse parecer, a edil apresentou ao prefeito municipal a proposta, em forma de indicação (162/2019), para que esta sugestão seja incluída no Plano de Mobilidade Urbana que deve ser elaborado pelo Poder Executivo nos próximos meses.

Para a vereadora, essa proposta irá diminuir a circulação de veículos pesados, que por sua vez, contribuem para a lentidão do tráfego nas vias, ao danificar a pavimentação asfáltica, calçadas e eleva o risco de acidentes. Em contrapartida, aumenta as vagas de estacionamento, considerando o grande número de veículos e a centralização do comercio e serviços no centro da cidade.

Claudete fez uma indicação (161/2019), que sugere ao Prefeito Municipal que realize o alargamento e o encascalhamento da estrada que liga a Comunidade de Santa Libera até a RS-122. A presente indicação tem como objetivo levar melhorias para a região de Santa Libera e Restinga através do alargamento e encascalhamento na estrada que liga estas comunidades até a RS-122. A pavimentação desta via consta na LDO 2020, no entanto a vereadora solicitou urgência nesta obra, visto que a estrada serve para o escoamento da produção agrícola e uma opção para o desafogamento viário.