14/06/2021

Vereadores aprovam aquisição de equipamento de limpeza urbana

Projeto autoriza crédito adicional de R$1,18 mi para aquisição de caminhão e varredeira

Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Flores da Cunha, desta segunda-feira, dia 14 de junho, os vereadores aprovaram o projeto de lei, que autoriza a prefeitura de Flores da Cunha a investir R$ 1,18 mi em equipamento de limpeza urbana. Além do projeto foram aprovadas duas moções de apoio e uma de congratulações.

O projeto de lei nº 035/2021, de autoria do Poder Executivo, inclui o Projeto 1093 no Anexo I de metas do Plano Plurianual e no Anexo III da Lei de Diretrizes Orçamentárias em vigor e autoriza a abertura de um Crédito Adicional Especial no valor de R$ 1.180.000,00, para aquisição de um equipamento para limpeza urbana, contemplando um caminhão novo e uma varredeira mecânica de sucção. De acordo com a argumentação do projeto, este equipamento fará o processo de molhar, varrer, limpar o meio fio, sugar e descartar os dejetos e sujeira da rua, com previsão de execução de dois em dois dias, para melhorar e manter constantemente a cidade limpa.

Confira o teor das moções aprovadas:

Moção nº 015/2021, de Apoio ao Projeto de Lei nº 2.564/2020, que tramita no Congresso Nacional no intuito de garantir piso salarial para a categoria da enfermagem e a redução da carga horária desses profissionais a ser encaminha ao Presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, o deputado Arthur Lira e ao Presidente do Senado do Brasil, o senador Rodrigo Otavio Soares Pacheco. Autoria: Vitorio Francisco Dalcero

Moção nº 016/2021, de Congratulações à Lourdes Vacari Scopel, extensiva aos seus filhos Isete, Neudir, Flavio e Manila Scopel, em homenagem aos 50 anos de fundação da Vinícola Scopel. Autoria: Diego Tonet

Moção nº 017/2021, de Apoio à proposta de Plano de Modernização da Carreira dos Militares do Estado do Rio Grande do Sul, apresentado pelas entidades de classe representativas dos Policiais e Bombeiros Militares ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul, a ser encaminhada ao Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, ao Vice-Governador e Secretário Estadual da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, ao Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, ao Presidente da Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Edegar Pretto, ao Presidente Estadual da Associação Beneficente Antônio Mendes Filho dos Servidores de Nível Médio da Brigada Militar (ABAMF), José Clemente da Silva Corrêa, e ao Presidente da Associação dos Sargentos Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar (ASSTBM), Aparício Costa Santellano. Autoria: Luiz André de Oliveira

Durante o Grande Expediente, o vereadores Horácio Natalino Rech (PSB),  em razão da passagem do Dia do Vinho, trouxe à pauta o debate sobre o preço mínimo da uva, sugerindo que os vereadores a interferirem junto aos deputados de seus partidos para que cobrem um posicionamento da CONAB.

O vereador Carlos Roberto Forlin (MDB) abordou a Lei da Liberdade Econômica, com o intuito de estimular os empreendimentos a se desenvolverem, bem como a abertura de novas empresas de forma menos burocrática.

O vereador Diego Tonet (PROGRESSISTAS) destacou a importância da Doação de Sangue, já que nesta segunda comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue e que este mês foi instituído por lei de sua autoria como Junho Vermelho. Tonet defendeu ainda a moção de congratulações de sua autoria que homenageia a Vinícola Scopel pelos 50 anos de atuação no município.