21/05/2018

Vereadores aprovam projeto Maio Amarelo de conscientização sobre segurança no trânsito....

Na sessão desta segunda-feira, 21 de maio, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 030/2018, de autoria do Vereador César Ulian (PP), que institui no município de Flores da Cunha o Maio Amarelo, mês dedicado à realização de ações de conscientização e educação em defesa da vida e da segurança no trânsito.

Como funciona o projeto?

O projeto tem por objetivo estabelecer o mês de maio como o mês específico no ano para que sejam realizadas ações no município de forma a conscientizar a população sobre a necessidade de uma conduta lícita, respeitosa e prudente no trânsito, bem como proporcionar a divulgação e a discussão do tema “Atenção pela Vida”, para que se alcancem soluções visando a redução de acidentes no trânsito por meio de uma reflexão do comportamento dos pedestres, ciclistas, motociclista, motoristas e passageiros, alertando a todos a respeito da falta de atenção no trânsito, buscando a segurança de todos nas vias públicas municipais.

Em maio de 2011 a ONU decretou que o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”, a fim de que efetivamente seja discutido o tema, bem como sejam promovidas ações e propague-se o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas. A intenção da ONU com a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito” é poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas até 2020.

O mês de maio também é a Semana Mundial de Segurança do Pedestre, também chamada de Semana Zenani Mandela, em referência à neta de Nelson Mandela, morta em um atropelamento aos 13 anos na África do Sul.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas, os acidentes no trânsito matam cerca de 1,25 milhão de pessoas por ano e ferem de 20 a 50 milhões de pessoas a cada ano, sendo a nona causa de mortes em todo o mundo. Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade, o segundo, na faixa de 5 a 14 anos, e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos.

Na realidade municipal a mortalidade no trânsito também tem ceifado diversas vidas, inclusive de jovens, as quais poderiam ser poupadas com educação de trânsito, adoção de práticas preventivas de acidentes nas mais diversas esferas, com a propagação da conduta consciente de motoristas, pedestres, ciclistas, motociclistas.

Ademais, nosso município é cortado por uma rodovia estadual (RS 122), a qual traz um imenso fluxo veículos e pode ser causa constante de diversos acidentes no trânsito.

Cabe destacar, ainda, que com a instituição do “Maio Amarelo” objetiva-se que o Poder Público Municipal com a participação de entidades de classe, de escolas públicas e privadas, demais segmentos organizados de nossa sociedade e a população em geral, promovam palestras, audiências públicas, entre outras ações de cunho educativo, envolvendo o maior número de membros da sociedade, de todas as faixas etárias.

Dentre as ações que poderão ser adotadas:

- Realização de palestras para adolescentes/jovens, matriculados no ensino médio e com profissionais que trabalham com transporte, sobre temas relacionados à legislação, direção defensiva e primeiros socorros.

- Elaboração de folders/panfletos para distribuição à população e principalmente às crianças da educação infantil e ensino fundamental, com o objetivo de desenvolver um trabalho de prevenção envolvendo o educando, o educador e a comunidade local. As crianças e adolescentes serão multiplicadores da prevenção de acidentes de trânsito.