19/06/2023

Vereadores aprovam projeto que atualiza regulamentação de serviços de táxi

Proposta que autoriza reingresso do município no CISGA também foi acatada

Na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 19, a Câmara Municipal de Flores da Cunha aprovou dois projetos de lei e uma moção de congratulações. O PL 025/2023 autoriza o Município a reingressar no Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA). O projeto de lei 032/2023 atualiza a regulamentação da exploração do serviço de táxi e transfere as competências atinentes à fiscalização da categoria e do serviço para a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Transportes e Mobilidade. Já a moção, de autoria do vereador Ademir Barp (MDB) congratula as equipes vencedoras da Gincana Cultural dos 99 anos de Flores da Cunha.

No grande expediente o vereador Ademir Antonio Barp (MDB) defendeu a Moção de sua autoria. O vereador lembrou que a cidade de Flores da Cunha celebrou sua emancipação política com a realização da Gincana Cultural, destacando a importância da preservação da história e cultura local. A competição serviu como um momento de integração e valorização dos valores sociais, com provas que remetem ao passado e resgatam a história dos imigrantes italianos, a labuta do povo e o lazer esportivo da cidade. Conforme Barp, a equipe EquiMarcolina, formada em 2017, se destacou e conquistou o título de campeã em 2019, 2021 e 2023, com a participação de mais de 200 integrantes da comunidade, incluindo crianças e idosos de cidades vizinhas.

O vereador Vitorio Francisco Dalcero (MDB) discursou que após o movimento democrático, a política surgiu como um elo para representar todos os segmentos da sociedade, sem discriminação. Para o vereador, é importante para os políticos respeitarem as pessoas que representam uma cidade, estado ou nação e se faz necessário avançar no diálogo, acolher melhor as pessoas e governar para todos, sem distinções partidárias, religiosas ou sociais. Dalcero também afirmou que a valorização do serviço público é fundamental para uma sociedade igualitária. Encerrando, o vereador frisou que o MDB repudia as ilações do prefeito em relação ao partido e defende a transparência, o diálogo e a melhoria do serviço público através de ações responsáveis e éticas.

O vereador Régis Pablo Slaviero (PDT) demonstrou solidariedade aos funcionários municipais insultados por um deputado local e enfatizou a importância de trabalhar juntos para o bem do município, citando colaborações bem-sucedidas no passado. Slaviero discutiu projetos que apoiou em outras legislaturas, como a construção da Casa da Cultura, destacando a alocação de recursos provenientes de emendas parlamentares. Ele falou sobre união e calma no discurso público, especialmente nas redes sociais, e agradeceu ao colega de câmara Angelo por permitir que ele assumisse seu cargo durante sua licença. Slaviero concluiu solicitando atenção à segurança viária e melhorias na subprefeitura de Otávio Rocha.

O vereador Clodomir José Rigo (Progressistas) destacou que o posicionamento do deputado Marcon não reflete o posicionamento do prefeito, ressaltando que Ulian sempre recebe bem todos os deputados. Ele também defendeu a gestão atual como a melhor dos últimos anos para os servidores públicos, citando o aumento nos salários e benefícios. O parlamentar também destacou algumas obras realizadas nas estradas de Otávio Rocha e Mato Perso.Em Otávio ROcha, Rigo destacou a execução de serviços como alargamento, drenagem, patrolamento, retificação de curva e cascalhamento na Estrada de Acesso ao Slaviero e Bernardi, no Travessão Carvalho, estrada Uvas Slaviero, acesso a Vinhos Pauletti, ruas Uva Merlot e Uva Moscato, estrada das Oliveiras, entre outras. Em Mato Perso, Rigo ressaltou a realização do alargamento, drenagem, patrolamento e cascalhamento na estrada de São Tiago e a pavimentação da estrada de acesso à Mato Perso.