Na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 5 de agosto, os vereadores da Câmara Municipal de Flores da Cunha aprovaram três Projetos de Lei. O PL nº 40 trata da denominação de uma via pública localizada no bairro Nova Roma; já os PLs nºs 41 e 42 dizem respeito ao repasse de recursos aos segmentos de Cultura e Obras.
Ao fazer uso do grande expediente, a vereadora Silvana De Carli defendeu o Projeto de Lei nº 40/2024, de sua autoria, que denomina de Estrada São Francisco de Assis uma via pública localizada no bairro Nova Roma, no município de Flores da Cunha. A edil também falou sobre a posterior necessidade de pavimentação da mesma estrada. Em um segundo momento, Silvana discorreu sobre a campanha Agosto Lilás e suas ações, citando os diversos tipos de violência contra a mulher, conforme a Lei Maria da Penha, e o papel da Procuradoria da Mulher no sentido de levar informações e esclarecimentos à comunidade de Flores da Cunha.
Vitório Francisco Dalcero trouxe uma notícia veiculada no jornal Pioneiro que abordou o fato de, na contramão do Estado, a Serra gaúcha, gerar vagas de emprego no mês de junho, sendo que, entre os municípios que merecem destaque, Flores da Cunha contabilizou 20 vagas de empregos formais. O edil também sinalizou que os serviços de gastronomia, hotelaria e turismo foram os mais afetados no RS após as enchentes de maio. Logo após, o parlamentar destacou uma pesquisa da Febraban, na qual fica evidente que os brasileiros querem punições severas aos candidatos que usam notícias falsas durante as eleições. O estudo apontou que 88% dos brasileiros desejam que os candidatos que se beneficiam com fake news sejam punidos; e a punição mais defendida, para 52% dos entrevistados, é a impugnação da candidatura. Dalcero apresentou dados sobre pessoas que receberam notícias falsas; se sentiram prejudicadas com esse tipo de conteúdo e/ou deixaram de participar de grupos de WhatsApp. O vereador encerrou sua fala com a exibição de um vídeo sobre a importância de todos em prol de um Estado com mais união e solidariedade para vencer esta crise.
Também na tribuna, o vereador Luiz André de Oliveira discorreu sobre o setor de monitoramento do município e elogiou a tecnologia utilizada pela Secretaria de Segurança Pública Transportes e Mobilidade. Ao mesmo tempo, o edil relatou a preocupação com o banheiro da praça, sobre o qual teria recebido denúncias de pessoas que teriam adentrando o local com seus filhos e avistado indivíduos praticando sexo. Outro ponto levantado pelo edil foi em relação ao loteamento Vila Romana, espaço que reúne um grande número de visitantes para ter momentos de lazer com suas famílias, mas que muitos indivíduos têm feito suas necessidades em meio à vegetação. Segundo o parlamentar, as pessoas que o teriam contatado alegaram que há sanitários no local, contudo, eles estão trancados. Por isso, existe necessidade de um banheiro destrancado, a fim de evitar estes constrangimentos.
Acompanhe, toda a segunda-feira a partir das 18h, as sessões plenárias ordinárias, seja presencialmente, na Sala de Sessões Olindo Carlos Toigo, na Casa Legislativa Raymundo Paviani, ou, a transmissão ao vivo pelo YouTube e Facebook.
APAC na Tribuna Livre
Após o término da sessão ordinária, o presidente da Associação dos Produtores de Arte e Cultura de Flores da Cunha – APAC, Felipe Corso, participou da Tribuna Livre. Na oportunidade, Corso trouxe as ações da entidade ao longo de seus 27 anos de história, celebrados no mês de julho, e projetos sobre como fomentar a cultura no município. Também foi apresentada brevemente a proposta que aborda a necessidade de cobertura fixa para a Praça Nova Trento, a fim de proporcionar uma estrutura para eventos, independentemente das condições climáticas. A explanação também ocorreu na sala de sessões Olindo Carlos Toigo, na Casa Legislativa Raymundo Paviani, e teve transmissão ao vivo pelo YouTube.
Confira as proposições aprovadas na sessão ordinária:
Projeto de Lei nº 40/2024: denomina de estrada São Francisco de Assis, uma via pública localizada no bairro Nova Roma, no município de Flores da Cunha.
Autoria: vereadora Silvana de Carli
Projeto de Lei nº 41/2024: autoriza o repasse de recursos financeiros à sociedade civil no setor de Cultura e a abertura de um Crédito Adicional Especial no valor de R$ 244.715,00.
Autoria: Poder Executivo
Projeto de Lei nº 42/2024: autoriza a abertura de um Crédito Adicional Especial no valor de R$ 840.000,00.
Autoria: Poder Executivo
Estas e outras proposições da Câmara de Vereadores de Flores da Cunha estão detalhadas no link.