09/07/2020

Vereadores conhecem projeto do Loteamento Villa Romana.

Empreendimento urbano possui 52 hectares e conta com mais de 500 terrenos.

Na tarde desta quinta-feira, 09 de julho, os vereadores conheceram o projeto do Loteamento Villa Romana da Olimóveis Empreendimentos Imobiliários. A infraestrutura tem acesso pela Via Vêneto, a partir da avenida 25 de Julho, e conta com mais de 500 terrenos e um parque de 24 mil m², equipado com ciclofaixa, pistas de caminhada, quadra poliesportiva, áreas verdes, estação de tratamento de esgoto (ETE), iluminação em LED e um espelho d´água de 6,4 mil m². Na oportunidade, foi apresentado e entregue aos vereadores um pré-projeto para denominação das ruas do loteamento, que tem como enfoque os pontos turísticos, a arte e a musicalidade da capital italiana, Roma.

Loteamento Villa Romana, um lugar para viver, morar e trabalhar

O Loteamento Villa Romana é um projeto de urbanização em área de 52,7 hectares assinado pela Olimóveis Urbanismo. São 511 terrenos de variados tamanhos localizados em zoneamento misto (Zona Mista), com possibilidades de edificações de habitação de média densidade, indústria até médio porte, e comércio e prestação de serviços de até grande porte.

Com acesso principal pela Via Vêneto, a partir do prolongamento Sul da Avenida 25 de Julho, o Loteamento Villa Romana possui ainda alternativas de ligação pelo Bairro Morada do Camping (Rua Terezinha Mari Zorgi) e pela perimetral projetada denominada Estrada dos Tradicionalistas.

Pela sua localização e zoneamento, o Villa Romana será um novo bairro em Flores da Cunha, representando infinitas possibilidades para trabalhar, morar e viver, já que conta ainda com o Parque Romano, um espaço de mais de 24 mil m² que será entregue totalmente equipado.

Infraestrutura

Pensado para se viver com alta qualidade, o Villa Romana tem um urbanismo moderno aliado a sua completa infraestrutura. Possui vias pavimentadas em blocos de concreto do tipo Paviesse, mais ecológico e confortável, além de meios-fios em concreto. Duas vias estruturais projetadas – a futura perimetral e a Via Vêneto contam com pavimentação asfáltica.

Destaque para a reformulação da Via Vêneto, no trecho que compreende o loteamento, com alargamento e retirada da antiga base asfáltica e implementação de redes de drenagem, de coleta de esgoto e abastecimento de água, além de ciclofaixa, arborização, sinalização e iluminação em LED.

A tecnologia LED está presente em toda a iluminação do loteamento, que conta ainda com rede elétrica padrão RGE, abastecimento de água com reservatório de água potável, sistema de drenagem pluvial (para as águas das chuvas) e rede cloacal (para os efluentes domésticos) com um moderno sistema de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e Estações de Bombeamento de Esgoto (EBEs).

No Villa Romana, 40,8% do total da área do empreendimento compreende espaços de uso público, seja sistema viário, áreas de preservação do verde e áreas de preservação permanente que serão transferidos ao município.

O Parque Romano

O Parque Romano é um dos destaques urbanísticos do Loteamento Villa Romana. A área de mais de 24 mil m² contempla espaços verdes, gramados e locais para a prática de exercícios físicos. O espelho d´água com mais de 6 mil metros quadrados dá centralidade ao espaço que prioriza a conexão entre as pessoas e a natureza. Ele ainda possui a função técnica de auxiliar na contenção das águas das chuvas, evitando sobrecarga no sistema de drenagem.

O Parque Romano é o primeiro parque urbano de Flores da Cunha, concebido com o propósito de promover a integração entre a vida em comunidade e a natureza, estimulando relações saudáveis entre as pessoas e a cidade. Conta com áreas verdes, praças, playground infantil, quadras esportivas de futebol (com grama sintética) e basquete, caminhos internos para passeio, mobiliário urbano e uma infinidade de opções de lazer.