24/04/2024

Vereadores marcam presença em eventos de grande importância para a comunidade florense

Inauguração da Secretaria de Segurança Pública, Transportes e Mobilidade ocorreu na segunda-feira, dia 22. Audiência Pública de apresentação dos novos investimentos da Aegea/Corsan foi realizada na terça-feira, dia 23

No início desta semana, os vereadores da Câmara de Flores da Cunha marcaram presença em dois eventos de grande importância para nosso município. Na segunda-feira, dia 22 de abril, além do presidente, Vitório Francisco Dalcero (MDB), os vereadores Ademir Antonio Barp (MDB), Angelo Antoninho Boscari Junior (PDT), Clodomir José Rigo (Progressistas), Diego Tonet (Progressistas), Luiz André de Oliveira (Republicanos) e Silvana De Carli (Progressistas) prestigiaram a inauguração da nova sede da Secretaria de Segurança Pública, Transportes e Mobilidade, que passou a atuar no InTec – Núcleo de Extensão Educacional.

Na ocasião, o presidente da Câmara de Vereadores, Vitório Francisco Dalcero (MDB), destacou a importância de o poder público realizar investimentos em segurança, como a criação da Guarda Civil Municipal e a Central de Monitoramento que, em um primeiro momento, contemplará 100 câmeras em 32 pontos, que levarão até a central imagens em tempo real, gerando maior segurança e qualidade de vida à comunidade. A cerimônia de inauguração contou com a participação de autoridades municipais, estaduais e federais.

Já na terça-feira, dia 23 de abril, no auditório da Casa de Cultura Flávio Luis Ferrarini, os vereadores participaram da Audiência Pública promovida pela Prefeitura Municipal com o objetivo de trazer a toda a comunidade a assinatura de um novo contrato de concessão com a Corsan, que foi privatizada pelo governo gaúcho no ano de 2023. O contrato de convênio assinado em 2012 tinha a vigência até 2032. Com a privatização, o prefeito poderia optar em manter o contrato em vigência ou assinar um novo. O Executivo optou pela assinatura de um novo contrato, agora na forma de concessão até 2062, em contrapartida a agora Aegea/Corsan compromete-se em realizar um investimento de R$ 233.000.000,00 até 2032. Com aporte de recursos, 99% das residências urbanas terão água potável em suas casas e 90% do esgoto urbano, produzido em nossas casas deverá ser tratado. Como outorgado pela assinatura do contrato, a prefeitura receberá um valor de R$ 6.000.000,00.

Também ficou acordado um aporte de R$ 1.700.000,00 para ser investido no arroio que passa pelo bairro Granja União. Na oportunidade, os vereadores fizeram vários questionamentos para o superintendente regional da Aegea/Corsan, Lutero Cassol; para o responsável pelas relações institucionais, César Faccioli, e; para a gestora local, Bruna Scriboni; a fim de obter mais esclarecimentos sobre a atuação da nova empresa responsável pelo fornecimento de água e tratamento do esgoto.

A Câmara de Vereadores de Flores da Cunha foi representada por seu presidente, Vitório Francisco Dalcero (MDB), e pelos vereadores Ademir Antonio Barp (MDB), Angelo Antoninho Boscari Junior (PDT), Clodomir José Rigo (Progressistas), Diego Tonet (Progressistas) e Silvana De Carli (Progressistas).