06/06/2022

Via pública na Linha 80 é denominada Estrada Victorio Fontana

A rua já era conhecida popularmente como Estrada dos Fontana

Na sessão desta segunda-feira, dia 6, os vereadores da Câmara Municipal de Flores da Cunha aprovaram o projeto de lei que denomina de Estrada Victorio Fontana uma via pública localizada na Linha 80, no município de Flores da Cunha. O projeto é de autoria do vereador Diego Tonet (Progressistas) e homenageia o primeiro morador da localidade, empreendedor e pessoa participativa na comunidade.

O vereador destacou a trajetórias do homenageado, nascido em 7 de dezembro de 1899 e filho de Pietro e Caterina Mothez Fontana, Victorio Fontana  casou-se com Dosolina Stuani em 14 de janeiro de 1924 e, mais tarde, em 1942 mudou-se para a estrada denominada hoje com seu nome. De acordo com o autor do projeto na época não haviam moradores no local, e Victorio e sua esposa foram os primeiros moradores da via. “Victorio era um empreendedor de vários segmentos: produzia uvas, vinhos e graspa, era madeireiro, fazia carvão e também era carreteiro. Neste ofício transportava diversos produtos como vinhos em barricas, madeira, e também ajudou a carregar as pedras que foram utilizadas na construção do campanário”, contou Tonet.

Victorio e Caterina tiveram sete filhos: Narciso (in memorian), Zaira (in memorian), Itacir, Euclides (in memorian), Nilto (in memorian), Irani e Zenita. A esposa Dosolina faleceu no ano de 1945. Alguns anos mais tarde, Victorio conheceu a viúva Giustina Menegatti, que já tinha dois filhos de seu primeiro casamento, e então acolheram-se e casaram-se uma segunda vez. Juntos eles tiveram mais 5 filhas: Neusa, Irma, Geni, Inês e Ivanice constituindo uma grande família, com 14 filhos. A via onde Fontana estabeleceu sua família foi anteriormente conhecida como  “Estrada Vinuva”, “Estrada das Acácias", até ser popularmente chamada de “Estrada Dos Fontana”.

No ano de 1963, Victorio faleceu com 64 anos. “Deixou como legado o amor pelos seus filhos, o forte vínculo comunitário e a paixão pelos vinhedos. Fontana era uma pessoa muito engajada. Era cantor do coro da comunidade de Santo Antônio na Linha 80, foi por diversas vezes fabriqueiro e também era muito presente nas festividades que aconteciam no local”, declara o vereador.