21/05/2024

Vinícola Mioranza recebe Moção de Congratulações pelos 60 anos de fundação

Os vereadores Ademir Antonio Barp, Angelo Antoninho Boscari Junior e Clodomir José Rigo ocuparam o grande expediente

Na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 20 maio, os vereadores da Câmara Municipal ocuparam o pequeno expediente para apresentar suas indicações. A Casa Legislativa também analisou e votou favorável à Moção de Congratulações nº 07/2024.

No grande expediente, Ademir Antonio Barp (MDB), defendeu a importância desta Moção à Vinícola Mioranza, pelos seus 60 anos de fundação, na pessoa do sr. José Mioranza, sócio fundador, extensiva aos demais sócios fundadores, sr. Antonio Alvise Mioranza (in memoriam), representado pelo sr. Cladir Mioranza, sr. Gabriel Mioranza, sr. Maximiliano Mioranza e demais diretores, funcionários e colaboradores. O vereador também agradeceu a presença de todos os familiares presentes na ocasião.

Lodo após, o edil contou um pouco da história da Vinícola Mioranza, desde as primeiras mudas de videiras trazidas da cidade natal, na Itália, que foram plantadas por Pietro Mioranza, nas terras que recebeu para cultivar na antiga colônia. Em 1964, Antônio Alvise, José, Gabriel e Maximiliano Mioranza, netos de Pietro, fundaram a Vinícola Mioranza, em Flores da Cunha, que, atualmente, distribui seus vinhos por todo o Brasil e exporta para diversos países da América, Europa e Ásia, incluindo os Estados Unidos, Áustria e China. Seu portfólio abrange uma variedade de produtos para satisfazer diferentes preferências de paladar. Barp enalteceu que, para comemorar as seis décadas de história, a vinícola anuncia a inauguração do varejo próprio, que conta com wine bar, visitação e degustação.

Em sua fala, no grande expediente, o vereador Angelo Antoninho Boscari Junior (PDT) parabenizou Flores da Cunha pelos 100 anos, completados na última sexta-feira, dia 17 de maio, e destacou elementos da história do município, como a agricultura, o comércio local, a transformação do galo da vergonha em galo da prosperidade e o estímulo ao turismo, desde a Pousada do Galo Vermelho, comandada pelo visionário Eloy Kunz. O edil também mencionou o fato de a cidade continuar atraindo imigrantes para atuar no setor vinícola, de bebidas, moveleiro e metalmecânico; bem como a qualidade de vida encontrada em Flores da Cunha, que carrega o título de maior produtora de vinhos do Brasil, há mais de 30 anos.

No que diz respeito à situação de calamidade pública do RS, Boscari afirmou ser um apoiador de parcerias público-privadas, para que, a exemplo do que se fez em Nova Roma do Sul, as obras sejam rápidas, sobretudo em relação às estradas e pontes, e que possam contemplar as cidades que estão com dificuldades. Ele também citou as duas noites de música e solidariedade, na sexta-feira e sábado, em que 14 bandas florenses se apresentaram na Cheers Gastropub com o objetivo de arrecadar donativos em prol das vítimas das chuvas, se unindo pelo bem comum.

Ao fazer uso do grande expediente, Clodomir José Rigo (Progressistas) destacou o evento que marcou o centenário de Flores da Cunha, realizado na sexta-feira, dia 17 de maio, no Parque da Vindima Eloy Kunz, que reuniu ex-prefeitos, representantes de todos os bairros, comunidades e entidades representativas, que formaram um ‘grande bolo simbólico’ com 100 pessoas. O vereador frisou que a cerimônia foi simples e manteve o respeito às vítimas do triste cenário vivido em nosso Estado. Prova disso é que algumas obras programadas tiveram que ser adiadas ou deixaram de ser realizadas, é o caso da Revitalização da Avenida 25 de Julho, que terá recursos destinados para reconstruir os estragos em todo o município, como em estradas e bueiros, evitando novos alagamentos, como é o caso do centro da cidade que, depois de algumas intervenções e a troca de tubulação não registrou mais esse problema.

Rigo também chamou a atenção para as pessoas que querem tirar proveito da situação de calamidade em que o RS se encontra, procurando se beneficiar politicamente da maneira mais desumana possível, dizendo que daqui a alguns meses ou anos não gostaria de escutar que houve desvios, roubos, que os recursos foram direcionados para as pessoas que não necessitavam.  Além disso, afirmou que o papel do governo federal é lamentável, uma vez que as entidades deveriam ter sido as primeiras a ajudar através das suas estruturas, seja de pessoas, máquinas, aviões, helicópteros, ou lanchas, possibilitando salvar um maior número de pessoas.

Confira a proposta aprovada:

Moção de Congratulações nº 07/2024: à Vinícola Mioranza, pelos 60 anos de fundação, na pessoa do senhor José Mioranza, sócio fundador, extensiva aos demais sócios fundadores, senhor Antonio Alvise Mioranza (in memoriam), representado pelo senhor Cladir Mioranza, senhor Gabriel Mioranza, senhor Maximiliano Mioranza e aos demais diretores, funcionários e colaboradores.

Autoria: vereador Ademir Antônio Barp (MDB)